Consultar a opinião médica antes de seguir descobertas da internet que não tem fundamento científico

A medicina em geral e a medicina do esporte em especial avançam e cumprem seu papel de recomendar, fazer avaliações médicas e orientar sedentários, obesos, pacientes crônicos, os que utilizam reabilitação ortopédica ou cardiovascular, os esportistas e, principalmente, os atletas. Ao contrário do que muitos acreditam, retirar glúten da alimentação não emagrece. Porém um perigo ronda o ambiente da mídia, a informação deturpada ou falsa, através da qual indivíduos mais maneiros ou “espertos”, na linguagem popular, que se intitulam “terapeutas alternativos”, sem respaldo oficial federal, sem noção alguma de conhecimento técnico científico, dão orientações definitivas, tiradas talvez das suas “viagens e sonhos psicodélicos” ou inventadas em um papo amigável na TV, balada ou balcão do bar da academia.  
São sucos, com receita elaborada por alguém famoso que experimentou com sucesso, passando então a ser terapêutico para alguma doença, quando na verdade é apenas um suco saudável. São legumes, raízes e frutas curativas. Cada dia surge uma milagrosa, na certeza das curas, aliás, após várias pesquisas, não teve comprovado algum efeito nas gorduras sanguíneas, apenas a comprovação de ser um alimento saudável.  
 
A prescrição de anabolizantes é proibida pelo Conselho Federal de Medicina (Foto: Getty Images) Inúmeras outras “dicas” malucas, como vacinas para deter o câncer, frutas para curar impotência masculina, etc.
 
Recomendamos não cair nessas e em outras mentirosas informações médicas. Antes de disseminar ou compartilhar, procure algum médico amigo e confira a veracidade da informação.
 
Tratamentos como a terapia de reposição de testosterona (TRT), prescrição de hormônios anabolizantes para finalidades não médicas e estimulantes que só são vendidos pela internet são proibidos por resoluções do Conselho Federal de Medicina, e seu controle é feito pela ANVISA.  
 
O que devo recomendar, como médico, é não dar créditos a essas informações anônimas de assuntos da saúde sem antes ter a confirmação de uma entidade médica oficial ou de profissional médico qualificado. 
 
Leia mais sobre saúde. Aqui
 
Fonte da noticia: globoesporte.glob
#planosdesaude #planosmedicos #conveniosmedicos #saudeokplanosmedicos #planodesaude #plano medico